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Plano do Bradesco é terminar o ano com 1,1 mil agências a menos que em 2019

30/10/2020

Bancos: Bradesco

Na tarde de ontem, 29, depois que o Bradesco anunciou os resultados do terceiro trimestre, a Folha de S.Paulo publicou uma reportagem sobre os números e sobre os planos do banco para o futuro próximo.

O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari (foto), afirmou que prevê encerrar o ano com redução de 1.100 agências em comparação com 2019. Dessas, 400 correspondem a espaços físicos que serão fechados, enquanto outras 700 serão incorporadas e transformadas em unidades de negócios. Segundo Lazari, 683 agências já foram fechadas ou incorporadas este ano, e o movimento deve continuar no ano que vem.

“Muitas agências ainda serão transformadas em unidades de negócio, que têm um custo de 30% a 40% menor [do que as agências], por não contarem com gastos como de vigilante e carro forte, por exemplo, e que são de 20% a 30% mais eficientes, já que todos os funcionários estão dedicados a fazer negócio”, disse o executivo.

Também disse o presidente do Bradesco: “Apesar de termos reduzido nossas despesas nos nove meses deste ano em relação a igual período de 2019, elas ainda estão muito elevadas. Precisamos ajustar a nossa corporação para uma estrutura de gastos adequada. Vamos cortar o mato alto até o final deste ano para, em 2021, começarmos a ganhar eficiências mais específicas de custos em cada área e setor.”

Número de funcionários

De acordo com Lazari, o fechamento de agências acompanha o processo de maior digitalização e do aumento da competitividade do sistema financeiro, e também deve impactar o número de funcionários.

“Até agora, quase 4.000 pessoas saíram do banco, mas essa redução é praticamente natural. Normalmente temos um turnover [rotatividade de pessoal] médio anual de 7%, o que equivale a quase 7.000 pessoas. O que estamos fazendo é buscar eficiência com custos mais adequados.”

Ele ainda disse que a busca de eficiência também implica na possibilidade de terceirizar algumas áreas do banco ou de reduzir os gastos prediais (como aluguel, água, luz ou telefone) para segmentos que tenham maior capacidade de continuar em trabalho remoto.

“Questionado sobre a previsão de redução de pessoal para 2020, o banco afirmou em nota que não trabalha com uma meta em relação ao seu quadro de funcionários”, informa a reportagem.

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