SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

MPT emite parecer favorável à ação que pede jornada especial para pais de crianças com autismo

28/07/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou, no início do ano, uma ação coletiva pleiteando jornada especial para bancários da Caixa Econômica Federal que têm filhos autistas. O Banco do Brasil é a única instituição financeira que, quando solicitada, reduz a jornada em casos como esses. A ação ainda não foi julgada, mas o Ministério Público do Trabalho acaba de apresentar um parecer favorável a ela.

O procurador do Trabalho José Fernando Ruiz Maturana concluiu que “com fulcro no artigo 84, caput e § 5º, da Lei n. 8.078/90, 8º e 497, ambos do CPC, considera o Ministério Público do Trabalho que a presente ação civil pública deverá ser julgada parcialmente procedente, para determinar que a requerida conceda horário especial de trabalho para seus empregados cujos filhos sejam diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, sempre que necessário para a sua assistência ou acompanhamento e conforme critério médico, sem prejuízo da remuneração quando a compensação se mostrar inviável ou comprometedora da saúde física ou mental do trabalhador”.

Para o Sindicato, o Brasil deveria ratificar a Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho, que “aplica-se a homens e mulheres com responsabilidades com relação a seus filhos dependentes, quando estas responsabilidades restringem a possibilidade de se prepararem para uma atividade econômica e nela ingressar, participar ou progredir”.

Essa questão deveria ser matéria já superada e prevista na convenção coletiva (CCT) da categoria. Além das dificuldades do dia a dia, os pais e mães de crianças com necessidades especiais sofrem diversos constrangimentos no trabalho, precisando contar com “a boa vontade” de gestores para se ausentarem ou acompanharem seus filhos.

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: Fabiana Matheus é eleita como suplente do Conselho Deliberativo

Caixa Econômica Federal 14/05/2024

Inundações no RS: Empregados da Caixa têm direito a adiantamento emergencial de até 10 salários

Caixa Econômica Federal 08/05/2024

Caixa é condenada a pagar indenização securitária e danos morais a viúvo de bancária

Caixa Econômica Federal 08/05/2024

Newsletter