SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Itaú demite bancária que não tinha CPA-10; Novas medidas com relação às certificações são definidas

04/01/2023

Bancos: Itaú

O Itaú demitiu uma bancária que atuava no banco há 14 anos, após ela não alcançar a certificação Anbima CPA-10. A trabalhadora não teve uma segunda chance para fazer a prova e foi desligada com a justificativa de performance.

A bancária fez a prova no meio de 2022, quando passava por problemas pessoais (de conhecimento do gestor), não obtendo sucesso na avaliação. Foi encaminhada para o Programa Fique OK, que oferece consulta psicológica, e recebeu medida orientativa disciplinar do banco, que estipulou um prazo para ela obter a certificação.

Diferentemente da justificativa do banco, segundo o próprio feedback do gestor, a bancária entregou todas as metas e resultados, mas por questão de ‘ética inegociável com o cliente’, ela não poderia estar atuando na função.

Resolução do Banco Central exige o certificado apenas para as atividades “de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos”. Entretanto, o Itaú define no termo de responsabilidade – assinado pelos trabalhadores – que o empregado não pode exercer atividades de “comercialização de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor”.

Novas medidas

No final do ano passado, o Itaú informou novas medidas com relação às certificações Anbima. Confira:

  • Trabalhadores que fizeram a prova e não passaram terão 60 dias para obter a certificação;
  • Trabalhadores que não fizeram nenhuma tentativa, serão advertidos e terão os mesmos 60 dias para obter a certificação.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia a atitude do Itaú em punir a trabalhadora que, por problemas pessoais, não alcançou a certificação, e justificar seu desligamento com inverdades.

Caso algum bancário tenha problema semelhante ao relatado, a entidade está à disposição para atendê-lo, através do Departamento Jurídico: (14) 99868-4631.

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

Itaú 21/03/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Newsletter