A partir do mês de abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a implementar mudanças reivindicadas pelo movimento sindical em seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Com isso, exames laboratoriais, como de sangue, urina e fezes, bem como exames específicos, como PSA, mamografia digital e papanicolau, entre outros, não serão mais custeados pelo Saúde Caixa, e sim pelo banco.
Agora, antes de passar pelo médico de saúde ocupacional da Caixa, os trabalhadores vão ter que responder um formulário de saúde digital, para a liberação dos exames ou consultas com especialistas em urologia e ginecologia. As ações do PMCSO serão gerenciadas pelas Gerências Regionais de Pessoas (Gipes).
A expectativa é que, além de diminuir a burocracia na atuação do PMCSO, com a avaliação periódica da saúde dos bancários, a Caixa possa atuar na prevenção das doenças, o que vai diminuir os custos com tratamento de problemas em estágios avançados e as maiores despesas para o plano de saúde.
A mudança também prevê que, com a retomada da cultura dos exames preventivos, a médio e longo prazo diminuam os afastamentos de grandes períodos para tratamentos de doenças mais graves.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região a mudança é boa para os trabalhadores, já que a expectativa é de economia para o Saúde Caixa e, se a empresa fizer bom uso das informações, pode ajudar no mapeamento da saúde atual dos bancários.