SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Conselho Deliberativo da Funcef cassa mandatos de membros eleitos pelos trabalhadores

12/05/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

O Conselho Deliberativo da Funcef (fundação que cuida da previdência dos empregados da Caixa Econômica Federal) cassou o mandato de dois de seus membros, Luiz Henrique Miller (titular) e Antonio Schuck (suplente), que foram eleitos pelos trabalhadores. Cassou, ainda, o mandato de duas membras do Conselho Fiscal, Analia Miguel Anusiewicz (titular) e Marta Turra (suplente), também eleitas pelos trabalhadores.

A cassação dos mandatos ocorreu durante uma reunião extraordinária ocorrida nessa terça-feira (11), com uso do voto de minerva.

Composição dos conselhos

O Conselho Deliberativo é composto por seis membros, três indicados pela Caixa e três titulares eleitos pelos empregados (com seus três suplentes). Já o Conselho Fiscal é composto de quatro membros, dois indicados pelo banco e dois titulares eleitos pelos trabalhadores (com seus dois suplentes).

Os conselheiros Luiz Henrique e Analia, juntos com seus suplentes, foram eleitos nas eleições de 2016, com mandato entre 2/6/2016 e 1/6/2020. O mandato, no entanto, foi prorrogado por conta da pandemia, que impediu a realização das eleições no ano passado.

Os outros dois representantes dos trabalhadores no Conselho Deliberativo (com seus suplentes) e o outro representante no Conselho Fiscal (com seu suplente) foram eleitos em 2018, e seus mandatos começaram em 2/6/2018 e vão até 1/6/2022.

Como fica a paridade?

Marta Turra, uma das representantes cassadas, conta que, de fato, o estatuto da Funcef não fala nada sobre prorrogação de mandatos, mas destaca que o documento, em seus artigos 31 e 41, estabelece que haja paridade em ambos os conselhos:

“Art. 31. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros titulares e igual número de suplentes, será paritária entre representantes do segmento de Participantes e Assistidos e representantes da Patrocinadora CAIXA.”

“Art. 41. A composição do Conselho Fiscal, integrado por quatro membros titulares e igual número de suplentes, será paritária entre representantes do segmento de Participantes e Assistidos e representantes dos Patrocinadores.”

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que a eleição da Funcef, suspensa no ano passado, encontra-se sob discussão na Justiça, sem data para realização. Sendo assim, pergunta: até que seja realizado o novo pleito, como ficam as decisões do Conselho Deliberativo?

Para o Sindicato, o conselho não poderá deliberar sobre nada enquanto não tiver membros eleitos pelos trabalhadores em igual número ao de membros indicados pela Caixa.

Notícias Relacionadas

Acordo do Saúde Caixa não representa conquista. Defendemos a não assinatura!

Caixa Econômica Federal 20/10/2025

CEF não apresentou a íntegra da proposta, dificultando a análise e demonstrando falta de transparência nas negociações

Exposição ao bisnefol: Sindicato vai ajuizar ação coletiva em defesa dos caixas da CEF

Caixa Econômica Federal 09/10/2025

Direito ao adicional de insalubridade será pleiteado

CEF é condenada a pagar a bancário diferenças de PLR, decorrentes da inclusão do CTVA e do porte unidade na base de cálculo

Caixa Econômica Federal 03/10/2025

Newsletter