SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

TCU determina que BB abra concurso específico para preencher cota mínima de PCDs

03/02/2023

O Banco do Brasil foi flagrado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) descumprindo a Lei 8.213/1991. Ela determina a cota mínima que cada empresa deve ter de funcionários PCDs (pessoas com deficiência) em seus quadros. Diante do fato, em decisão unânime, o TCU determinou que o BB realize concurso específico para contratar PCDs e regularizar sua atuação perante a legislação.

De acordo com o levantamento do órgão de controle, atualmente, o BB conta com apenas 1,84% de pessoas com deficiência trabalhando na estatal. No entanto, o artigo 93 da Lei 8.213/1991 estabelece que a cota mínima de PCDs para empreendimentos com mais de mil funcionários é de 5%.

Na decisão, o TCU estabelece que o BB tem um prazo de 90 dias para apresentar seu plano de ação para solucionar esta situação. Ainda segundo a sentença, o banco pode realizar processos seletivos específicos para PCDs de forma paralela, alternada ou em conjunto com seus concursos gerais para preencher, inclusive, o cadastro reserva destas vagas. Por fim, o órgão determinou ainda que o BB mantenha atualizado seu portal de informações com os dados dos trabalhadores, detalhando o percentual ocupado por pessoas com deficiência, habilitadas, ou beneficiários reabilitados da Previdência Social.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região defende o cumprimento da legislação que institui a contratação de PCDs, como parte do papel social do Banco do Brasil, para que ele ajude a romper os preconceitos em torno desta parcela da população, promovendo sua inclusão no setor do trabalho.

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Modelo de gestão dos bancos adoece a maioria dos funcionários, aponta pesquisa

18/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Newsletter