SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Dia 9: Sindicato realiza assembleia para deliberar apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena Araribá

07/06/2023

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza na sexta-feira (9), a partir das 17h30, assembleia para discussão e deliberação de apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena de Araribá, localizada em Avaí.

A ajuda será destinada a viagem e estadia dos integrantes da Araribá, que irão à Brasília para protestar contra o marco temporal de terras indígenas. Nesta quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar o julgamento da tese. A análise da Corte foi iniciada em 2021, mas interrompida pelo ministro Alexandre de Moraes após um pedido de mais tempo para análise

O marco, entre outras determinações, delimita a demarcação de terras indígenas somente para comunidades que comprovadamente já habitavam o território quando a atual Constituição Federal brasileira foi promulgada, em 5 de outubro de 1988. A rejeição do marco é defendida por diversas comunidades indígenas, ambientalistas e entidades – inclusive, pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região.

A tese desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas. Além disso, dificulta o processo demarcatório e libera a exploração econômica dos territórios.

Participe da assembleia!

 

(Foto: Em 2021, três integrantes da Terra Indígena de Araribá participaram do “Sem Tarifa”, programa do Sindicato veiculado pelo YouTube. Assista aqui)

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

Newsletter