SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato protocola ação exigindo mais segurança para bancários do Bradesco

20/05/2022

Bancos: Bradesco

Ação coletiva denuncia que retirada de portas e de vigias especializados das unidades que passaram por reestruturação coloca trabalhadores em risco

 

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região peticionou na justiça ação coletiva para que o Bradesco cumpra a legislação e garanta a segurança dos trabalhadores das agências digitais e de negócios.

Por conta da reestruturação do banco, as portas giratórias de segurança estão sendo retiradas e os agentes de segurança patrimonial desligados dos Postos de Atendimento Bancários.

A entidade aponta na ação que, apesar do modelo destas unidades não terem o mesmo volume de movimentação financeira que as agências, a presença de caixas eletrônicos de autoatendimento que recebem transações em espécie continua atraindo quadrilhas especializadas e colocando a vida dos bancários em risco.

A falta de segurança torna fácil a ação destas quadrilhas de assaltantes que, conforme noticiado diariamente na mídia, costumam até fazer reféns para constranger os trabalhadores em busca de numerosas quantias, colocando até clientes em uma situação de perigo desnecessária.

O objetivo do Sindicato é garantir que o banco cumpra a legislação sobre segurança bancária, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por funcionário, que o Bradesco pague um adicional de periculosidade de 30% sobre os salários dos trabalhadores e que o banco seja condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 50 mil por bancário que for submetido a tentativa ou assalto nas unidades em que não houver os itens de segurança previstos na legislação da categoria.

 

Na imagem, registro de Posto de Atendimento Bancário do Bradesco, que foi alvo de ataque de grupo de criminosos em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, em novembro de 2020.

Notícias Relacionadas

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Bradesco Getúlio: Sindicato intervém em mais um caso de falta de ar-condicionado

Bradesco 07/03/2024

Newsletter