SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander demite bancária que sofria de depressão e tentou suicídio

29/11/2022

Bancos: Santander

O Santander demitiu, no início do mês, uma bancária que sofria de depressão e passou por tentativa de suicídio há pouco tempo. A trabalhadora foi demitida sem justa causa.

A bancária recebeu atendimento especializado logo após a tentativa e ficou afastada do banco para tratamento. Ao tomar ciência do caso, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ofereceu apoio emocional à trabalhadora e seguiu acompanhando a situação. Pouco tempo depois, inesperadamente, foi informado da demissão.

Incrédulo com a atitude do Santander, a entidade questionou os motivos que levaram ao desligamento de uma trabalhadora que recentemente passava por tal situação lesiva, destacando a insensibilidade e irresponsabilidade da instituição perante a saúde e integridade da empregada. O Santander, por sua vez, alegou que não estava inteirado da situação da bancária.

Despreparo 

Para o Sindicato, os gestores do Santander não estão preparados para lidar com situações semelhantes a essa, porque o banco não oferece treinamento e protocolos a serem seguidos em casos de afastamentos por transtornos psicológicos. Ao invés de incentivar um ambiente de trabalho humanizado e amigável, o banco estimula somente distanciamento e competição, contribuindo para o adoecimento da categoria.

Vale lembrar que neste ano, o Santander foi condenado a pagar R$ 275,4 milhões por danos morais coletivos aos seus funcionários em razão de metas abusivas, adoecimentos mentais e práticas de assédio moral.

O Sindicato já colocou o Departamento Jurídico da entidade à disposição da bancária e irá buscar sua reintegração.

Atendimento psicológico

O Sindicato acredita que o acolhimento aos trabalhadores é de extrema importância para a promoção da saúde mental. Por isso, oferece atendimento psicológico gratuito aos bancários sindicalizados. Os atendimentos são realizados pelas psicólogas Ana Letícia San Juan e Mariana Cristina Camilli, presencialmente ou virtualmente. As sessões podem ser agendadas, através do telefone: 14 99868-5897 (Secretaria da entidade).

Centro de Valorização da Vida

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (LIGUE 188), e-mail e chat. O atendimento é realizado 24 horas, todos os dias.

 

 

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter