SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Ex-presidente da Petrobras lucra quase meio bilhão com campos de petróleo privatizados

23/11/2022

Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhe:

A empresa 3R Petroleum, administrada pelo ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco, registrou receita no terceiro trimestre de 2022 de R$ 502 milhões, um aumento de 161% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1.364% comparado ao trimestre anterior.

De acordo com reportagem do The Intercept Brasil, o ex-presidente da Petrobras, que atuou de janeiro de 2019 até 12 de abril de 2021, vendeu 37 campos de petróleo durante sua gestão na petroleira. Destes, a 3R Petroleum comprou nove polos de gás e petróleo durante o governo Jair Bolsonaro. Paulo Guedes, ministro da Economia, é ex-sócio e fundador do banco BTG Pactual, que detém 3,68% do capital social da 3R.

Além de Roberto Castello, que é presidente do Conselho de Administração da 3R, também há outros ex-diretores da Petrobras que atuam exclusivamente nos campos comprados da estatal. A empresa, fundada em 2014, adota a prática conhecida do setor, chamada “porta giratória”, onde executivos são tirados de uma ponta do processo e passam para o outro lado do balcão, em companhias privadas que compram justamente espólio da estatal da qual vieram.

Conflito

Por conta dos sucessivos reajustes no preço da gasolina e do diesel, Bolsonaro, que desejava controlar os preços dos combustíveis para agradar o eleitorado, demitiu Castello Branco. Em resposta, o ex-presidente da Petrobras acusou Bolsonaro de usar a empresa como se fosse dele, o chamou de “psicopata” e deu a entender que tinha mensagens em seu telefone corporativo que poderiam incriminá-lo.

Menos de um ano depois de ser demitido, Castello Branco assumiu o cargo máximo na empresa 3R Petroleum. A ida para a petrolífera não é ilegal, já que foi respeitada a quarentena de seis meses prevista em lei para evitar conflito de interesses.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que o governo Lula mude esse modelo de negócio, acabando com o fatiamento da Petrobras e retomando o desenvolvimento econômico e social do país, com ajuda da maior empresa estatal do Brasil.

Notícias Relacionadas

Santander demite bancária que sofria de depressão e tentou suicídio

Santander 29/11/2022

Brasil x Suíça: Sindicato funciona das 8h às 11h30 nesta segunda-feira (28)

28/11/2022

Caixa é condenada a pagar diferenças da PLR Social de 2020 aos empregados da base do Sindicato de Bauru e Região

Caixa Econômica Federal 28/11/2022

Newsletter