SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Desligamentos por óbito na Caixa aumentam 253% no primeiro quadrimestre; nos bancos em geral, 148%

Ilustração: Freepik

A subseção de Brasília (DF) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez um levantamento a junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e revelou que, nos quatro primeiros meses de 2021, o número de desligamentos por óbito na Caixa Econômica Federal aumentou 253,8% frente ao mesmo período do ano passado.

Se entre janeiro e abril de 2020 aconteceram 13 desligamentos por morte na Caixa, no mesmo período de 2021 esse número subiu para 46. Levando-se em conta todos os bancos, o número subiu de 84 para 208 (147,6%).

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, embora os números não se refiram apenas às mortes causadas pelo coronavírus, é óbvio que a pandemia foi fator determinante para o brutal aumento de óbitos entre os trabalhadores da categoria.

Vacina já!

Se os bancários foram considerados “essenciais” pelo decreto presidencial do início da pandemia, deveriam também ter sido considerados prioritários na vacinação desde o início! No entanto, até hoje isso não aconteceu.

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 17 o projeto de lei que inclui a categoria entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI). Para o Sindicato, o Senado deveria ter votado o projeto já na semana passada, mas nem na pauta de amanhã (dia 29) o assunto foi incluído ainda.

Nesse domingo (27), o número de óbitos pela Covid-19 no Brasil chegou a 513.715, entre quase 18,424 milhões de   casos confirmados. Os bancários têm pressa! Imunização já!

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter