SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Demissão em massa: Mercantil do Brasil encerra atividades no Rio de Janeiro

23/06/2022

Bancos: Outros

O Mercantil do Brasil encerrou, no dia 20, as atividades no Rio de Janeiro, depois de mais de 50 anos de atuação no estado. Por conta do fechamento do banco, dezenas de funcionários foram demitidos e milhares de clientes ficaram sem atendimento.

Muitos dos trabalhadores que foram demitidos tinham problemas de saúde e estabilidade provisória de emprego. Sendo assim, as demissões foram irregulares, já que contrariaram diversos direitos trabalhistas.

De acordo com denúncias, o Mercantil, primeiramente, anunciou que haveria apenas a mudança de endereço da filial, mas depois, mudou o plano e encerrou as atividades no estado.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) tentou contato com o departamento de Recursos Humanos do banco para solicitar o cancelamento das demissões e o remanejamento de todos os trabalhadores para unidades fora do estado do Rio de Janeiro, mas ainda não obteve resposta.

Rio Grande do Norte

O Mercantil também encerrou as atividades no Rio Grande do Norte. O Sindicato dos Bancários do RN, ligado à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), luta no Judiciário contra as demissões dos trabalhadores.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o Mercantil, mais uma vez, descartou trabalhadores que tiveram papel preponderante para a conquista do lucro recorde de R$ 184,5 milhões em 2021.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter