SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

Notícias

Conselho Deliberativo da Funcef cassa mandatos de membros eleitos pelos trabalhadores

12/05/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

O Conselho Deliberativo da Funcef (fundação que cuida da previdência dos empregados da Caixa Econômica Federal) cassou o mandato de dois de seus membros, Luiz Henrique Miller (titular) e Antonio Schuck (suplente), que foram eleitos pelos trabalhadores. Cassou, ainda, o mandato de duas membras do Conselho Fiscal, Analia Miguel Anusiewicz (titular) e Marta Turra (suplente), também eleitas pelos trabalhadores.

A cassação dos mandatos ocorreu durante uma reunião extraordinária ocorrida nessa terça-feira (11), com uso do voto de minerva.

Composição dos conselhos

O Conselho Deliberativo é composto por seis membros, três indicados pela Caixa e três titulares eleitos pelos empregados (com seus três suplentes). Já o Conselho Fiscal é composto de quatro membros, dois indicados pelo banco e dois titulares eleitos pelos trabalhadores (com seus dois suplentes).

Os conselheiros Luiz Henrique e Analia, juntos com seus suplentes, foram eleitos nas eleições de 2016, com mandato entre 2/6/2016 e 1/6/2020. O mandato, no entanto, foi prorrogado por conta da pandemia, que impediu a realização das eleições no ano passado.

Os outros dois representantes dos trabalhadores no Conselho Deliberativo (com seus suplentes) e o outro representante no Conselho Fiscal (com seu suplente) foram eleitos em 2018, e seus mandatos começaram em 2/6/2018 e vão até 1/6/2022.

Como fica a paridade?

Marta Turra, uma das representantes cassadas, conta que, de fato, o estatuto da Funcef não fala nada sobre prorrogação de mandatos, mas destaca que o documento, em seus artigos 31 e 41, estabelece que haja paridade em ambos os conselhos:

“Art. 31. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros titulares e igual número de suplentes, será paritária entre representantes do segmento de Participantes e Assistidos e representantes da Patrocinadora CAIXA.”

“Art. 41. A composição do Conselho Fiscal, integrado por quatro membros titulares e igual número de suplentes, será paritária entre representantes do segmento de Participantes e Assistidos e representantes dos Patrocinadores.”

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que a eleição da Funcef, suspensa no ano passado, encontra-se sob discussão na Justiça, sem data para realização. Sendo assim, pergunta: até que seja realizado o novo pleito, como ficam as decisões do Conselho Deliberativo?

Para o Sindicato, o conselho não poderá deliberar sobre nada enquanto não tiver membros eleitos pelos trabalhadores em igual número ao de membros indicados pela Caixa.

Notícias Relacionadas

Bancários agendam reunião com governo federal por prioridade na vacinação; cidade de Ourinhos, próxima a Bauru, vacinou a categoria nessa quarta, 9

Banco do Brasil 10/06/2021

Sindicato distribui máscaras PFF2 na região de Duatina

Banco do Brasil 09/06/2021

Vitória! TRT-15 condena Caixa a pagar adicional de incorporação de função previsto no RH 151

Caixa Econômica Federal 08/06/2021

Newsletter