SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bradesco nega extensão do PDE a todos empregados; Outras propostas da minuta específica também não avançam

06/12/2022

Bancos: Bradesco

A segunda reunião entre o Bradesco e representantes dos empregados, realizada no dia 29 para tratar da minuta específica, não resultou em avanços. Próximas negociações ocorrerão somente no início de fevereiro e em março.

Apesar de várias cláusulas da minuta terem sido tratadas, como a ampliação do Prêmio de Desempenho Extraordinário (PDE), a manutenção do índice de emprego, questões do plano de saúde e medidas para prevenção da Covid-19, o Bradesco se demonstrou inflexível às propostas dos representantes.

PDE

Foi requerida a extensão do Prêmio de Desempenho Extraordinário (PDE) a todo o corpo de funcionários, no entanto, o banco negou a medida, reafirmando que o benefício se destina apenas para os setores comerciais e administrativos que participam diretamente do processo de concessão de crédito. Segundo o Bradesco, o prêmio é diferente da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), instituída para atender todos os funcionários.

Falta de funcionários

Foi solicitado que o banco detalhe a situação do quadro de pessoal, pois muitas agências foram fechadas e faltam funcionários em diversas unidades do país, contribuindo diretamente para o aumento da sobrecarga de trabalho.

Segundo o Bradesco, em 2022 ocorreu um saldo positivo no número de funcionários, ao contrário do que se verificou no ano passado, quando ocorreu mais demissões do que contratações. Os resultados divulgados pelo banco no terceiro trimestre deste ano mostram que a instituição encerrou 159 agências, mas apresentou um saldo positivo de 638 postos de trabalho no período de 12 meses.

Plano de saúde

Diversos problemas com o Saúde Bradesco, referentes a especialidades, hospitais, clínicas credenciadas e serviço odontológico – especialmente no interior dos estados – foram relatados pelos representantes dos empregados.

Ficou estabelecido que as federações apontem nos relatórios a localidade de cada questão. As informações devem dar conta da dificuldade enfrentada de modo específico, como inexistência de hospital ou clínica, falta de determinada especialidade ou dificuldade de agendamento. Assim que o relatório for encaminhado, o banco terá 90 dias para solução. Qualquer necessidade de urgência será tratada pontualmente.

Também foi solicitado que o plano de saúde seja estendido aos aposentados, mas o banco negou a ampliação do benefício.

Prevenção à Covid-19

Os representantes dos empregados requisitaram a instalação de uma divisória de acrílico, posicionada entre o funcionário de atendimento e o cliente, para a proteção de ambos contra o coronavírus. Contudo, o banco disse que a medida não é necessária e que está reforçando aos seus funcionários os cuidados de prevenção.

O banco também informou que não há nenhum funcionário internado com Covid-19 e que o índice de vacinação entre os trabalhadores é alto e satisfatório. Sobre o protocolo a ser seguido, o Bradesco afirmou que todos que testam positivo são afastados por sete dias, ou mais, caso seja necessário.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o velho ditado: “não adianta tapar o sol com a peneira” pode ser usado na questão sobre emprego no Bradesco. Apesar do banco afirmar que, neste ano, ocorreu um saldo positivo no número de funcionários, ao contrário do ano passado, quando diversos trabalhadores foram demitidos injustamente, o número ainda é reduzido, diante da sobrecarga de trabalho que pode ser observada em todas as agências da instituição.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter