SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato participa de audiência sobre a ação que questiona uma grave alteração no RH 184 da Caixa

24/07/2018

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

No dia 17, Alexandre Morales e Priscila Rodrigues estiveram na 8ª Vara do Trabalho de Campinas representando o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região numa audiência sobre a ação civil pública que a entidade ajuizou questionando uma grave alteração no RH 184 da Caixa.

Para quem não se lembra, em 1º de julho de 2016 passou a vigorar a versão número 33 do RH 184. Entre outras coisas, o novo normativo tornou prerrogativa exclusiva da chefia a decisão de retirar a função do empregado – e com base em critérios subjetivos, como algum ato “que comprometa a fidúcia do cargo comissionado”. Foi contra esse absurdo que o Sindicato acionou a Justiça.

Diante da pressão do movimento sindical, em 9 de maio de 2017 a Caixa apresentou uma nova versão do documento, desta vez proibindo o descomissionamento sem a instauração de um processo disciplinar. Mas, como observou o diretor Alexandre Morales na ocasião, apesar dessa versão ser “menos ruim” que a anterior, “o descomissionamento por motivos subjetivos continua; a única diferença, é que agora o bancário tem direito a defesa”. A luta continua!

 

Notícias Relacionadas

Bancário da CEF conquista incorporação da parcela CTVA e aceita acordo para encerrar caso

Caixa Econômica Federal 07/10/2022

Caixa é condenada a pagar R$20 mil a uma recepcionista vítima de injúria racial

Caixa Econômica Federal 05/10/2022

MPT pede que ex-presidente da Caixa seja condenado em R$ 30,5 milhões por assédio moral e sexual

Caixa Econômica Federal 04/10/2022

Newsletter