SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Hoje, 6, bancários negociam questões de emprego com a Fenaban

06/08/2020

Na tarde desta quinta-feira, 6, a Contraf retoma as negociações com a Fenaban sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. O assunto principal da reunião será o emprego, além do teletrabalho, que começou a ser discutido no dia 4 sem que as partes chegassem a um consenso.

Sobre o emprego, especificamente, a Contraf reivindica a proibição das práticas de demissão em massa e de rotatividade (que consiste em dispensar um funcionário com salário mais elevado para contratar outro com remuneração menor).

Reivindica também garantias contra dispensas imotivadas, com o reconhecimento, por parte dos bancos, da Convenção Nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê negociação com o movimento sindical em casos de dispensas com motivações de ordem econômico-financeiras, tecnológicas ou estruturais, como fusões e/ou incorporações.

Por fim, reivindica a suspensão de quaisquer projetos de terceirização e a reversão de áreas terceirizadas, garantindo a manutenção das mesmas e o enquadramento dos trabalhadores terceirizados na categoria bancária.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, por conta da inflação baixa e do cenário pós-pandemia, o mais importante é que a CCT deste ano contenha uma cláusula de proteção ao emprego.

Com lucros bilionários, bancos não precisam demitir

Em 2019, o lucro líquido dos cinco maiores bancos que atuam no Brasil (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) somou R$ 108 bilhões (crescimento de 30,3% em relação a 2018), e agora, somente no primeiro trimestre de 2020, essa soma foi de R$ 18 bilhões. Ainda assim, estes mesmos bancos fecharam um total de 11,5 mil postos de trabalho em 12 meses. Para o Sindicato, isso é uma contradição. Os bancos não têm motivo para demitir tantos trabalhadores. Estabilidade de emprego já!

Notícias Relacionadas

Calote da terceirizada: Sindicato paralisa agências do Bradesco em Bauru por atraso nos pagamentos aos vigilantes terceirizados

Bradesco 11/11/2025

Taxa negocial: Sindicato inicia devolução na próxima segunda-feira (17)

10/11/2025

Bancários não sindicalizados poderão solicitar a devolução entre os dias 10 e 14 de novembro. Veja regras!

Vergonhoso! Sem debate e sem texto completo, Contraf-CUT força deliberação do Acordo Coletivo do Saúde Caixa

Caixa Econômica Federal 10/11/2025

Por enquanto, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região não fará assembleia e orienta o voto "não" em todo o país!

Newsletter