SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Funcionários da Caixa voltam a ter exames custeados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

28/04/2025

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

A partir do mês de abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a implementar mudanças reivindicadas pelo movimento sindical em seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Com isso, exames laboratoriais, como de sangue, urina e fezes, bem como exames específicos, como PSA, mamografia digital e papanicolau, entre outros, não serão mais custeados pelo Saúde Caixa, e sim pelo banco.

Agora, antes de passar pelo médico de saúde ocupacional da Caixa, os trabalhadores vão ter que responder um formulário de saúde digital, para a liberação dos exames ou consultas com especialistas em urologia e ginecologia. As ações do PMCSO serão gerenciadas pelas Gerências Regionais de Pessoas (Gipes).

A expectativa é que, além de diminuir a burocracia na atuação do PMCSO, com a avaliação periódica da saúde dos bancários, a Caixa possa atuar na prevenção das doenças, o que vai diminuir os custos com tratamento de problemas em estágios avançados e as maiores despesas para o plano de saúde.

A mudança também prevê que, com a retomada da cultura dos exames preventivos, a médio e longo prazo diminuam os afastamentos de grandes períodos para tratamentos de doenças mais graves.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região a mudança é boa para os trabalhadores, já que a expectativa é de economia para o Saúde Caixa e, se a empresa fizer bom uso das informações, pode ajudar no mapeamento da saúde atual dos bancários.

Notícias Relacionadas

Justiça restabelece plano Saúde Caixa a dependente em transição de gênero

Caixa Econômica Federal 09/06/2025

Cadê a vacinação contra gripe, Caixa?

Caixa Econômica Federal 06/06/2025

Banco atrasa calendário de vacinação e expõe funcionários à risco

Negociação sobre caixas e tesoureiros da CEF é encerrada, após enrolação de 10 meses

Caixa Econômica Federal 30/05/2025

Newsletter