SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Fenaban apresenta novas medidas de combate contra o coronavírus nos bancos

18/03/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú

Freepik

Em mais uma reunião realizada ontem (18) com o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou as novas medidas de combate contra o coronavírus, que estão sendo adotadas pelos bancos do país.

De acordo com a Fenaban, somente nesta semana, 15 mil bancários entraram em home office. Sobre a reivindicação do afastamento de trabalhadores que coabitam com pessoa do grupo de risco, a Fenaban informou que devido ao volume de pagamentos que os bancos irão realizar nas próximas semanas, não é possível a liberação de todos esses trabalhadores, mas a medida será aplicada gradativamente.

A Federação também informou que aumentou o fornecimento de máscaras de proteção aos bancários. Contudo, o Sindicato ressaltou que os bancos precisam fornecer o modelo profissional N95 (ou PFF2), que possui maior proteção do que as máscaras cirúrgicas e de pano, filtrando inclusive as novas cepas de coronavírus, e com eficácia garantida durante oito horas seguidas.

Ainda segundo a Fenaban, os bancos tem autonomia para restringir o quanto for preciso o atendimento ao público, ou seja, as instituições não precisam depender dos decretos dos municípios para que as agências tenham atendimento reduzido.

Sobre a reivindicação do movimento sindical em proibir as visitas externas dos bancários aos clientes, a Federação afirmou que se reuniu com as diretorias dos bancos e enfatizou que as visitas deverão ser apenas virtuais.

CEF

A Caixa Econômica Federal aceitou a reivindicação dos representantes dos trabalhadores e irá instalar placas de acrílico em todas as mesas de atendimento nas agências, formando uma barreira física contra o coronavírus, principalmente nessa nova fase de pagamento do auxílio emergencial. O banco também informou que contratou mais vigilantes para auxiliarem na segurança dos locais de trabalho.

Itaú

O Itaú informou que ampliou seu atendimento aos clientes via WhatsApp, a fim de evitar o fluxo de pessoas e aglomerações nas agências de todo o Brasil. Aproveitando o tema, o Sindicato ressaltou à Fenaban que tem recebido denúncias de bancários de diversos bancos, afirmando a existência de grupos criados para cobrar metas no aplicativo.

A entidade ressaltou que essa prática é proibida pela Convenção Coletiva da categoria, mas há gestores que insistem no erro. A Fenaban solicitou que o Sindicato continue informando-a sobre os casos apurados.

Demissões

A Fenaban também pontuou que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor bancário apresenta um dos menores índices de rotatividade dentre as categorias. O Sindicato afirmou que não concorda com a rotatividade e mesmo com a constatação da pesquisa, não há como negar o aumento do número de demissões durante a pandemia de coronavírus. Por isso, o combate aos desligamentos precisa ser fortalecido!

Notícias Relacionadas

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

Itaú 21/03/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Itaú é condenado a indenizar por danos morais bancário que adquiriu doença ocupacional

Itaú 05/02/2024

Newsletter